Veja quais as 9 vantagens do consórcio e saiba como escolher o seu

Descubra as principais vantagens do consórcio e entenda por que ele é a melhor opção na hora de trocar de caminhão!
  • Atualizado em 27 de outubro de 2022
  • Publicado em 29 de setembro de 2021
  • Consórcio

Se você trabalha com o transporte de cargas, sabe que ter um bom caminhão é fundamental para fazer um serviço de qualidade e ter mais produtividade. No entanto, a compra de um veículo novo requer um investimento alto. Você já cogitou as vantagens do consórcio?

Como há diversas modalidades, você vai encontrar um que atenda perfeitamente a seus desejos e necessidades. Com ele, você vai poder trocar seu caminhão para conquistar mais clientes ou, até mesmo, aumentar sua frota.

Para que você não tenha dúvidas sobre o assunto, preparamos este post. A seguir, saiba quais são os principais benefícios do consórcio. Confira!

Como funciona o consórcio?

Antes de falarmos sobre as 9 vantagens do consórcio, vamos entender como funciona o consórcio. Os participantes de um grupo pagam parcelas, geralmente mensais, para constituir um fundo comum, que servirá para a aquisição de um bem ou serviço que todos desejam.

O valor do bem ou serviço é dividido pelo prazo de duração do consórcio, adicionado da taxa de administração e de outros encargos, como seguro e fundo de reserva. Os principais tipos de consórcio são imóveis, veículos e serviços.

Os imóveis envolvem casas, apartamentos, terrenos e até reformas ou construções. Os veículos podem ser leves (automóveis, motos, lanchas, jet skis, barcos) ou pesados (caminhões, tratores, colheitadeiras, escavadeiras). Os serviços envolvem uma ampla gama de opções: cursos, viagens, eventos (casamentos, formaturas, aniversários), reformas em veículos, tratamentos estéticos etc.

E o que é assembleia de consórcio? É uma reunião de membros que ocorre, normalmente, a cada mês. A administradora faz sorteio para contemplar um membro do grupo com a carta de crédito, documento que dá acesso ao bem ou serviço. Quem faz o pagamento é a própria administradora, depositando o dinheiro na conta do vendedor.

Outra forma de receber a carta de crédito é por meio de lances. Nesse caso, o consorciado antecipa parcelas em lances livres ou fixos. Nos lances livres, o percentual ofertado é livre, ou seja, cada um oferece o que deseja ou pode. Nos fixos, existe um percentual definido em contrato.

Há ainda a possibilidade de dar lances embutidos. Nesse caso, é possível usar um percentual da própria carta de crédito para dar um lance ou o FGTS, se for um consórcio de imóvel residencial.

Caso o lance vença, o percentual ofertado é descontado da carta de crédito. Por exemplo, se o valor da carta for de R$100 mil e o consorciado usar 10% dela para dar um lance, ele receberá uma carta no valor de R$90 mil.

Vale lembrar que 10% da carta de crédito podem ser usados para assumir valores referentes a questões burocráticas, como IPTU, escritura, IPVA, DPVAT e outras coisas. Além de comprar bens, também é permitido quitar financiamento com consórcio.

Finalmente, não podemos deixar de falar que em consórcios de imóveis residenciais, pode-se usar o FGTS para quitar parcelas, completar o valor da carta de crédito e dar lances.

Quais são as vantagens do consórcio?

Agora, vamos elencar 9 vantagens do consórcio. Conhecendo os benefícios dessa modalidade de compra, certamente, você vai sentir mais estímulo a participar de um. Vamos a eles!

1. Baixo risco

Investir o dinheiro em aplicações financeiras para a compra de um bem requer bastante conhecimento para evitar prejuízo. Com o consórcio, não há esse risco.

Por ser uma modalidade de compra regulamentada pela Lei 11.795/08, você tem a certeza de que seu crédito estará disponível ao fim do contrato, ou assim que for contemplado. Para isso, basta pagar as parcelas para reunir o montante necessário, a fim de comprar o seu caminhão ou outro bem que deseja.

2. Parcelamento integral

Para comprar um veículo novo, é preciso ter uma grande quantia em dinheiro. Isso ocorre mesmo em modalidades de compra parcelada, pois geralmente, é preciso dar um valor como entrada.

Por sua vez, o consórcio permite o parcelamento integral do valor contratado. Desse modo, basta escolher uma modalidade cujo prazo e valores das parcelas estejam de acordo com seus planos e com seu orçamento.

3. Poder de compra à vista

Ao ser contemplado, você terá acesso à carta de crédito, que corresponde ao valor total do plano adquirido. Dessa forma, você poderá adquirir o bem com valor à vista, permitindo uma negociação melhor. Você paga integralmente, de uma só vez. Sua dívida será somente com o consórcio: as parcelas restantes do plano.

De posse da carta de crédito, é possível comprar um bem novo ou usado, de valor igual, menor ou maior que o da carta. No segundo, a diferença deve ser usada para quitar parcelas do próprio consórcio. No terceiro, é necessário completar o valor com recursos do próprio consorciado.

4. Sem cobrança de juros

No consórcio, não há cobrança de juros. Afinal, ele se trata de uma espécie de autofinanciamento, ou seja, uma poupança feita em conjunto e gerida por uma administradora.

O que existe é a taxa de administração, que é a forma de remuneração da administradora pelo serviço de gerenciamento prestado ao grupo de consórcio. Ela é um percentual fixo sobre a carta de crédito, que é diluída ao longo do prazo de pagamento.

5. Flexibilidade

A grande variedade de planos é uma das grandes vantagens do consórcio. Há opções que variam em relação a prazo de pagamento, valor das parcelas e montante da carta de crédito para aquisição do bem. Isso permite que você escolha a melhor opção para o que deseja. Para isso, considere seu orçamento, planejamento financeiro e objetivo.

6. Planejamento financeiro

Nem sempre é fácil se organizar e se disciplinar na gestão das finanças. Guardar dinheiro é um grande desafio para quem não tem o saudável costume de economizar e investir dinheiro.

Fazer um consórcio pode ser uma chance para desenvolver um hábito produtivo, que vai gerar ganhos pela vida inteira. É uma possibilidade econômica de tornar alguns sonhos realidade, sem ter que desembolsar muito dinheiro de uma só vez ou pagar juros.

7. Formação de patrimônio

Os créditos em consórcio se destinam, principalmente, à aquisição de imóveis residenciais, que podem ser de primeira ou segunda morada, como casas de praia e casas no campo. Também é possível comprar terrenos na cidade para construir casas ou com outra finalidade.

Além disso, você pode fazer reformas ou construções e comprar imóveis na planta ou empresariais, que podem ser colocados para aluguel: salas, escritórios, conjuntos comerciais, lojas, galpões, áreas industriais, fazendas, glebas.

Em se tratando de veículos, a situação é similar, pois um automóvel ou um caminhão também representam patrimônio. Os caminhões estão entre os veículos mais caros do mercado. Além disso, são fonte de renda para seus proprietários.

8. Manutenção do poder de compra

Outro ponto importante é que o valor do consórcio é atualizado periodicamente. Assim, não há o risco de desvalorizar seu dinheiro, nem de diminuir o seu poder de compra.

Isso significa que se você contratou um consórcio com a intenção de comprar determinado modelo de caminhão, mesmo que haja mudança no preço, você conseguirá comprá-lo assim que for contemplado.

9. Contratação individual ou em conjunto

Outra vantagem é que uma mesma pessoa pode comprar mais de uma cota de consórcio. Mas se limita a 10% do total de cotas, para dar oportunidade de outras pessoas integrarem o grupo.

Assim, só para exemplificar, digamos que um consórcio tenha 100 cotas. Uma mesma pessoa poderá adquirir até 10 delas (10% de 100).

Como contratar um consórcio?

Depois de conhecer as vantagens do consórcio, vamos falar brevemente sobre como contratar um plano de consórcio:

  • escolha uma administradora confiável, com autorização do Banco Central do Brasil (BCB) e cadastrada na Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio);
  • opte pelo tipo de consórcio que atende às suas necessidades (imóveis, veículos, serviços);
  • escolha o plano mais compatível com seu perfil (atenção aos prazos e aos valores das parcelas, pois cada parcela mensal não deve ultrapassar 30% da renda familiar);
  • contrate o plano (leia todo o contrato para ver as condições, valores de multas por atraso, direitos e deveres de cada parte);
  • acompanhe as assembleias de sorteios;
  • se possível, dê lances para antecipar a contemplação;
  • depois de contemplado, compre o bem ou contrate o serviço com sua carta de crédito;
  • continue pagando as parcelas restantes do consórcio.

Agora que você já conhece as maiores vantagens do consórcio, não deixe de procurar uma administradora de confiança para ajudar você conquistar seu veículo novo. Ao investir em sua principal ferramenta de trabalho, certamente, você aumentará seu desempenho nas estradas.

O que achou do artigo? Vale a pena ou não fazer um consórcio diante dos benefícios apresentados? Para você ter uma ideia melhor de como investir, faça uma simulação gratuita no site do Consórcio Randon!
cta-simule-seu-consorcio-randon
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre consórcio de caminhão baú
monetization_on
Consórcio

Tudo o que você precisa saber sobre consórcio de caminhão baú

Consórcio de trator: como funciona e suas vantagens
monetization_on
Consórcio

Consórcio de trator: como funciona e suas vantagens

Vantagens de um consórcio para frotas de caminhão: vale a pena?
monetization_on
Consórcio

Vantagens de um consórcio para frotas de caminhão: vale a pena?