Bioenergia: qual a importância para o futuro?

Entenda o conceito de bioenergia, saiba mais sobre a sua importância e descubra como ela pode ser usada para gerar menos impactos no futuro.
  • Atualizado em 1 de fevereiro de 2023
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2023
  • Vida no Campo

O uso cada vez mais comum da bioenergia tem chamado a atenção no Brasil e no mundo. É uma solução mais sustentável em comparação a fontes mais convencionais de energia, como é o caso do petróleo e outros combustíveis fósseis.

Produzida por meio de biomassa, tem como premissa reduzir o custo operacional e construir um futuro com energia totalmente limpa. Portanto, pode ser uma alternativa considerada para o seu modelo de negócios, se você trabalha em indústrias, fazendas e grandes centros de produção.

Contudo, vale a pena entender melhor seu conceito, suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é bioenergia?

Mas, afinal, o que é bioenergia? Nada mais do que um tipo de energia usada principalmente na produção de combustível, calor ou eletricidade.

Ela é produzida a partir de biomassa, ou seja, matéria orgânica. Um exemplo muito conhecido de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar.

Sendo assim, sua matéria-prima é sempre um recurso renovável. A bioenergia pode ser convertida em diferentes tipos de combustíveis, cada um usado para finalidades diferentes.

Como surgiu?

Acredite, a bioenergia é usada desde os primórdios da humanidade. Antigamente, a madeira era a única fonte de energia possível.

Em 1970, diante da crise mundial do petróleo, a bioenergia se popularizou. O petróleo teve seu preço elevado às alturas, e foi preciso recorrer a fontes mais baratas de energia.

Assim, as indústrias precisaram recorrer a bioenergia, que era obtida com a biomassa. Além de garantir economia, ainda era mais vantajosa por ser renovável.

Qual sua importância?

A bioenergia atua em oposição à matriz energética mundial, que depende exclusivamente de fontes não renováveis de energia. Entre elas, os combustíveis fósseis, altamente poluentes.

Como reaproveita resíduos que costumam ser descartados, é mais sustentável. Além disso, emite muito menos poluentes, mesmo que ainda interfira de certa forma no meio ambiente.

No entanto, a expectativa é que ajustes em sua produção surjam com a ajuda da tecnologia nos próximos anos. Assim, esses danos serão minimizados e ela poderá, de fato, se tornar uma solução para todos os impactos causados pela produção de energia tradicional.

Quais suas vantagens e desvantagens?

A bioenergia é uma fonte alternativa ao modelo energético atual, e apresenta vantagens e desvantagens. Conheça as principais!

Vantagens

Para começar, a bioenergia é uma fonte de energia limpa e renovável. Portanto, gera pouquíssimos poluentes se comparada a fontes não renováveis de energia.

Sua produção tem baixo custo, e permite um alto índice de reaproveitamento de resíduos. Como consequência, ela não intensifica o efeito estufa.

Desvantagens

Em contrapartida, a bioenergia desmata muita área verde, o que causa alterações climáticas e desequilíbrio ecológico. Quando produzida a partir de biomassa sólida, é de difícil transporte.

Além disso, não tem um grande potencial de eficiência. E os biocombustíveis líquidos, produtos de seu uso, podem contribuir para o aumento das chuvas ácidas.

Como pode ser usada para gerar menos impactos no futuro?

A expectativa é que até 2050, a bioenergia corresponda a pelo menos 30% da energia utilizada em todo o mundo segundo o Presidente da FAPESP -Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, José Goldemberg . O principal motivo é que as formas convencionais de energia, que são muito mais poluentes, têm cada vez mais chances de esgotamento.

Para completar, a demanda por soluções sustentáveis se faz cada vez mais presente no mundo atual. Quem aposta na bioenergia, além de colaborar com o meio ambiente, ainda obtém vantagens econômicas.

A comunidade científica está cada vez mais engajada em pesquisas e meios de intensificar a produção desse tipo de energia. Enquanto investidores, empresas e indústrias mostram interesse em reduzir impactos e diminuir seus custos de produção com o uso da bioenergia. Em ambos os casos, o resultado é o impulsionamento dessa fonte de energia tão importante para um futuro muito próximo.

Qual a relação entre bioenergia e biomassa?

A biomassa nada mais é do que a matéria orgânica utilizada para produzir energia. Ela pode ter origem animal ou vegetal.

Por mais que libere gás carbônico para resultar em bioenergia, a queima da biomassa não é nociva para o meio ambiente. Afinal, ela é utilizada por vegetais durante a fotossínteses. Existem três tipos de biomassa:

  • sólida, proveniente de resíduos ou produtos florestais, agrícolas e industriais;
  • líquida, que vem de culturas energéticas e gera biocombustíveis líquidos;
  • gasosa, encontrada em efluentes agropecuários industriais e urbanos.

Como ela é produzida?

O processo de transformação de biomassa em bioenergia consiste em várias etapas. Elas podem ser elencadas da seguinte maneira:

  • produção de biomassa;
  • coleta;
  • pré-processamento;
  • armazenamento;
  • transporte;
  • novo armazenamento antes do uso;
  • conversão para energia;
  • transporte dessa energia;
  • consumo de energia.

A biomassa vira bioenergia por meio da queima ou da decomposição. No entanto, isso também pode ser feito em operações em biorrefinarias.

Quais as principais fontes de bioenergia?

Como você viu, o bagaço da cana-de-açúcar é a fonte mais conhecida de bioenergia. No entanto, outras matérias orgânicas podem ser usadas:

  • restos de culturas agrícolas;
  • sobras de corte de árvores, madeira e serragem;
  • subprodutos orgânicos;
  • lixo industrial e doméstico.

Quais são os principais combustíveis feitos a partir da bioenergia?

Os combustíveis produzidos a partir da bioenergia são chamados também de biocombustíveis. Você provavelmente conhece boa parte deles, mas aqui vai um resumo sobre os principais!

Bioetanol

O etanol pode ser produzido por meio de resíduos agroindustriais, como é o caso da cana-de-açúcar e do milho. Desde 1994 representa 50% do consumo de bioenergia do Brasil.

Biodiesel

O biodiesel é feito de óleos vegetais e geralmente é usado como outra opção ao óleo diesel. Entretanto, não pode ser considerado um combustível limpo, porque ele emite gases poluentes em sua produção.

Biogás

Esse é um combustível gasoso, que substitui muitas vezes o gás natural. É resultado de fontes renováveis, e, portanto, totalmente limpo.

Biometano

Resultado da limpeza do biogás, o biometano é gerado em aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais ou por meio de resíduos agropecuários. É outro entre os combustíveis mais produzidos do país.

Como é possível perceber, a bioenergia já é uma realidade no Brasil e no mundo. Vale a pena se informar a respeito da implementação dessa fonte renovável de energia em diferentes contextos, para ajudar na redução dos impactos ambientais e fazer parte dessa transformação tão importante para a economia mundial.

Que tal continuar a se informar sobre outros assuntos pertinentes a esse tema? Confira agora mesmo como fazer o plano de negócios de sua propriedade rural!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +
agriculture
Vida no Campo

Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +

Como plantar soja? Conheça 5 etapas + vantagens e desvantagens
agriculture
Vida no Campo

Como plantar soja? Conheça 5 etapas + vantagens e desvantagens

Seguro agrícola: o que é, como funciona, quanto custa e como contratar um
agriculture
Vida no Campo

Seguro agrícola: o que é, como funciona, quanto custa e como contratar um