O tanque de combustível de caminhão é um componente essencial para seu funcionamento, mas que deve ter o uso de diesel otimizado para economizar nas viagens. Além disso, essa peça de grande importância varia de modelo para modelo de veículo, porém apresenta uma média de 200 a 500 litros de capacidade.
Nesse sentido, poupar uma pequena parcela desse volume faz uma enorme diferença no final do mês, especialmente no caso de empresas que lidam com uma grande quantidade de veículos pesados.
Conheça as melhores dicas para diminuir a necessidade de encher o tanque de combustível de caminhão com frequências.
Boas práticas para economizar combustível de caminhão
As 6 melhores recomendações para poupar o consumo de diesel são as seguintes.
1. Observe o peso do carregamento
Excesso de peso deixa o veículo resistente ao ar enquanto transita nas estradas, logo, o motor bebe mais. Por isso, a recomendação é respeitar o limite de carga para garantir uma atuação mais segura e eficiente. Assim, a frota não perde em desempenho e economiza ao mesmo tempo.
2. Faça manutenções periódicas
As revisões mecânicas e elétricas ajudam a identificar determinadas falhas com antecedência para que seja realizar consertos antes que eles surjam e gerem prejuízos. A propósito, vale citar que os filtros de ar e combustível elevam o consumo quando estão sujos, por isso é preciso trocá-los periodicamente para evitar esse tipo de problema.
3. Verifique a calibragem dos pneus
Os pneus da frota devem ser calibrados uma vez a cada semana, pois uma pressão abaixo do limite recomendado compromete a aderência do veículo em relação ao solo, fazendo os veículos beberem diesel de forma excessiva. Além disso, tal prática aumenta a durabilidade dos pneus e alonga a necessidade de gastar com esses componentes. Ou seja, uma economia dupla para sua empresa.
4. Capacite seus motoristas
A capacitação dos condutores também beneficia a obtenção de rendimentos em relação ao abastecimento dos caminhões. Tal prática afeta, inclusive, o senso de valorização e respeito dos profissionais que atuam nas estradas.
A recomendação é oferecer conteúdos que abordem os seguintes fatores:
- cumprimento dos limites de velocidade;
- conhecimento sobre as particularidades do veículo;
- direção econômica;
- lei do caminhoneiro;
- noções de mecânica;
- obrigações preliminares antes de iniciar a viagem de caminhão;
- uso correto dos freios e aceleradores (condução defensiva);
Como consequência, os caminhoneiros assimilam conhecimentos teóricos e práticos para tomar as decisões mais adequadas enquanto estão na direção. Os programas de treinamento têm um efeito bastante positivo no ganho de produtividade e na melhoria do desempenho.
5. Fique de olho nos preços
Entre os postos de combustível podem haver diferenças consideráveis no preço do diesel. A propósito, alguns estabelecimentos credenciados oferecem preços exclusivos para transportadoras fidelizadas. Portanto, não perca a oportunidade de negociar com esses fornecedores a fim de fechar parcerias que podem beneficiar o seu empreendimento.
Por fim, jamais encha o tanque em locais que oferecem preços muito abaixo do mercado, pois o combustível pode estragar as peças do veículo.
6. Utilize um sistema de roteirização
O programa de roteirização é extremamente benéfico para empresas que atuam no ramo logístico. Esse tipo de sistema otimiza as demandas relacionadas ao transporte de cargas e diminui os custos com diesel.
Veja como a roteirização automatizada funciona na prática:
- o usuário do programa seleciona as solicitações de entrega e informa o número de caminhões disponíveis;
- o sistema analisa a capacidade de cada veículo e as características da carga para sugerir o melhor procedimento de embarque;
- o programa filtra os endereços dos destinatários para elaborar a rota de entrega;
- após processamento dos dados, é gerada a ordem de remessa e a rota que deve ser seguida pelo condutor.
Como consequência, o roteirizador gera os melhores trajetos para empresa a fim de realizar as entregas dentro do prazo e economizar combustível.
Tipos de diesel para caminhão
Conhecer os tipos de diesel é essencial para todo gestor logístico, afinal, além dos preços, existem diferenças entre cada produto, afetando diretamente a performance dos caminhões. Para que você fique por dentro de tudo, elaboramos uma lista com 4 categorias de diesel e suas respectivas características.
Diesel comum ou S-500
Também chamado de S-500, o diesel comum é um dos mais consumidos no Brasil, pois seu valor é inferior quando comparado aos outros. No entanto, isso não significa que ele seja o melhor produto em todos os casos, pois contém uma quantidade considerável de poluente em sua composição. Como o próprio nome diz, o S-500 contém 500 ppm (partes por milhão) de enxofre, o que eleva a poluição do ar e gera acúmulo de impurezas no motor, diminuindo seu desempenho.
Além disso, eu nível de cetano é reduzido. Ou seja, quanto menor esse parâmetro, mais complicada fica a ignição, dificuldade a queima do combustível e elevando seu consumo. Devido a essas características problemáticas, ele é indicado somente para veículos pesados fabricados antes de 2012.
S-10
Por ter baixa concentração de enxofre, 10 ppm, o diesel S-10 é recomendado para veículos que prezam por desempenho. Além disso, esse produto gera menos resíduos no motor, aumentando sua durabilidade e necessidade de realizar a troca de componentes. Além disso, seu nível de cetano é elevado justamente para melhorar a eficiência da partida.
Outro diferencial é a alta concentração de hidrogênio no produto. Essa característica melhora a capacidade de eliminar impurezas que podem se acumular no tanque de combustível do caminhão, diminuindo a probabilidade de falhas no bombeamento do diesel. Embora o preço seja maior, a melhor eficiência o torna uma maneira de economizar com o funcionamento da frota.
Extra-aditivado S-500
O diesel extra-aditivado S-500 pode ser utilizado em veículos a diesel fabricados antes de 2012 e apresenta teor máximo de 500 ppm de enxofre. Nele há aditivos antiespumantes, anticorrosivos, detergentes, entre outros.
Extra-aditivado S-10
Assim como o S-10 comum, extra-aditivado S-10 apresenta teor máximo de 10 ppm de enxofre, o que diminui a poluição do ar e o acúmulo de resíduos no propulsor. No entanto, ele é superior por contar com aditivos anticorrosivos, antiespumantes, detergentes e dispersantes. Pode ser utilizado em qualquer veículo com motor a diesel, mas é o mais caro da lista.
E então, o que achou das nossas dicas de como economizar diesel? Ao colocá-las em prática, você diminuirá a frequência de idas ao posto para encher o tanque de combustível de caminhão. O segredo está em transformar tais práticas em hábito para melhorar a performance dos seus veículos.
Aproveite o gancho da leitura e conheça as 5 melhores dicas para cuidar da sua frota de caminhões.