Para conseguir se manter em um mercado competitivo e expandir a empresa, é fundamental que o gestor tenha um controle total sobre as finanças. Afinal, são os recursos que permitem investimentos a curto, médio e longo prazos para garantir a lucratividade do negócio. Logo, é indispensável acompanhar de perto os indicadores financeiros.
Essas métricas têm como objetivo fornecer dados fundamentais para que as tomadas de decisão sejam mais acertadas. Mas, mesmo que sejam tão importantes, muitos empreendedores ainda têm dúvidas com relação ao seu uso.
Se você também quer saber mais sobre o assunto, leia o post até o final. A seguir, vamos explicar a importância de monitorar os principais indicadores financeiros e, inclusive, como calculá-los!
O que são os indicadores financeiros?
Como o próprio termo sugere, esses índices financeiros são métricas quantitativas que indicam a real situação financeira da sua empresa com base nos resultados contábeis. O objetivo é viabilizar a análise do desempenho e dos resultados do negócio e, assim, direcionar a tomada de decisão.
Então, essas métricas compõem uma base de dados que possibilita que o empreendedor compreenda o contexto no qual a organização se encontra — como dito, financeiramente falando. Isso, por sua vez, oportuniza a elaboração das melhores estratégias para alcançar os propósitos almejados.
Os indicadores econômicos financeiros podem revelar diversos aspectos, por exemplo: se a empresa é lucrativa ou não, se está muito ou pouco endividada, qual é a margem de lucro por produto, entre várias outras informações. Na prática, todos esses pontos são altamente relevantes para a manutenção e para o desenvolvimento do negócio.
Por que é importante acompanhar essas métricas?
Quando o assunto envolve dinheiro, é essencial contar com dados confiáveis. Como os indicadores são calculados com base no histórico das operações, representam a ferramenta ideal para compreender o desempenho do empreendimento, como mencionado.
Além disso, essas métricas auxiliam na determinação de metas realistas e de iniciativas mais adequadas para concretizá-las. Em outras palavras, os indicadores financeiros funcionam como uma "bússola" que guia o gestor para o caminho mais lucrativo. Inclusive, como existem diversos índices, é possível identificar a situação institucional sob diversos aspectos.
No entanto, muitos empreendedores, especialmente os donos de pequenos e médios negócios, normalmente não levam em consideração essas métricas. Assim, têm como base apenas a receita bruta ou líquida. O fato é que isso é insuficiente para analisar a performance da companhia e para traçar o melhor caminho no intuito de conquistar mais espaço no mercado.
Quais são os principais indicadores financeiros?
Como já falamos, existem diversos indicadores. Assim, é possível fazer inúmeros tipos de análises de acordo com os objetivos institucionais gerais ou específicos.
Para fazer o cálculo correto, porém, é importante utilizar dados precisos, os quais você encontrará nos demonstrativos da empresa, como no fluxo de caixa, nos balancetes, no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), no Balanço Patrimonial, entre outros. A seguir, confira quais são as principais métricas.
Margem bruta
Indica o lucro bruto de uma empresa em valor percentual e tem como finalidade demonstrar a eficiência da organização em relação às vendas. O seu cálculo é bastante simples, envolvendo só o faturamento total e o custo das mercadorias vendidas. Então, podemos utilizar a seguinte fórmula:
margem bruta = (lucro bruto/ faturamento) x 100
Nesse caso, vale a pena lembrar que, para calcular o lucro bruto, basta subtrair os custos das mercadorias vendidas pelo faturamento total.
Margem EBITDA
Esse indicador é muito utilizado no mercado — especialmente por empresas que desejam captar recursos financeiros. Afinal, ele mostra a rentabilidade do negócio, levando em consideração os seus resultados operacionais.
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) se refere ao lucro obtido antes do pagamento de juros e de impostos, de depreciações e de amortizações. Então, para calculá-lo, basta aplicar a seguinte fórmula:
margem EBITDA = (EBITDA / faturamento) x 100
Quanto maior for a margem, mais rentável será a empresa. Ou seja, mais eficiente ela será em gerar lucro.
Margem líquida
Esse indicador financeiro mede o lucro líquido de um negócio em valor percentual. A sua diferença em relação à margem bruta está na composição do cálculo. Ou seja, a métrica considera todas as despesas, tanto indiretas quanto diretas. Logo, o cálculo deve ser feito da seguinte maneira:
margem líquida = (lucro líquido/receita líquida) x 100
Margem de contribuição
Essa métrica indica quanto da venda das mercadorias contribui para o pagamento dos gastos fixos. Assim, para calcular a margem de contribuição, basta subtrair os gastos variáveis do preço de venda.
Por exemplo: se um produto tem um preço de venda igual a R$ 58, e os seus gastos variáveis equivalem a R$ 21, a margem de contribuição será igual a R$ 37. Isso significa que, depois de pagar os gastos variáveis, esse item ainda poderá contribuir com R$ 37 para o pagamento dos gastos fixos.
Retorno Sobre os Investimentos — ROI
Esse é um dos indicadores financeiros mais utilizados na tomada de decisão, pois mede quanto um investimento rende em um certo período. Por isso, trata-se de uma métrica muito empregada em simulações e planejamentos financeiros para analisar se será benéfico para a empresa fazer determinado investimento. A sua fórmula é a seguinte:
ROI = [(resultado obtido – investimento aportado) / investimento aportado] x 100
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o momento em que o faturamento e os gastos se igualam. Sendo assim, o indicador equivale ao valor mínimo de que a empresa precisa para cobrir todas as despesas sem que haja prejuízos.
Por esse motivo, o seu resultado sempre deve ser o menor possível, pois, quanto antes o negócio atingir o ponto de equilíbrio, mais rápido ele começará a ter lucro. A sua fórmula é a seguinte:
ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) /margem de contribuição em percentual
Ticket médio
Basicamente, o ticket médio revela quanto, em média, cada consumidor gasta no seu negócio. O interessante é que o seu cálculo pode ser feito considerando diferentes períodos, como mês, bimestre, semestre ou ano.
Para descobrir o indicador, utilize a fórmula:
ticket médio = faturamento total/número de vendas
Como você viu, há diversos indicadores financeiros, e cada um é utilizado para uma finalidade específica. Por esse motivo, o recomendado é recorrer a mais de um e escolher os índices financeiros que têm relação com os objetivos da sua empresa. Ao analisá-los, você conseguirá traçar as melhores estratégias para conquistar as metas desejadas.
Quer saber mais sobre como melhorar a sua gestão? Então, aproveite para descobrir como montar um plano de negócios para a sua propriedade!