Sabia que os consórcios não são todos iguais? Diversos fatores dessa modalidade de crédito têm pesos completamente diferentes para cada pessoa. Por isso, é necessário não apenas pesquisar sobre o tema, mas também fazer um bom planejamento para escolher o melhor consórcio. E não é só isso! Além dos critérios que devem influenciar a sua tomada de decisão, existem outros que você precisa considerar.
Pensando nessas necessidades, trouxemos diversas dicas e informações relevantes. Acompanhe os tópicos a seguir e se prepare para fechar o melhor negócio!
Os benefícios de escolher um consórcio para comprar bens
O consórcio apresenta uma boa quantidade de vantagens que você precisa conhecer. Por isso, confira!
Sem entrada e sem juros
Sua adesão não exige valor de entrada. Ou seja, o valors da carta de crédito é parcelada integralmente, então a parcela inicial é diretamente poupada para a compra do bem — por exemplo, um carro, um caminhão, maquinários agrícolas, imóveis etc. Além disso, não há cobrança de taxa de juros. O que existe é a taxa de administração, que é um percentual fixo sobre a carta de crédito que é diluído ao longo do prazo de pagamento. Vale lembrar que existe a cobrança de juros no caso de atraso das parcelas, conforme estabelecido em contrato.
Compra programada
O consórcio corresponde a uma aquisição programada, pois funciona como uma espécie de poupança conjunta, na qual um grupo de consorciados que tem interesses em comum se une para fazer a compra do bem desejado.
Ajuda a formar um bom patrimônio
Adquirir bens por meio de consórcios ajuda na formação de um patrimônio pessoal ou empresarial. Essa missão fica mais fácil devido à organização das parcelas, que simplificam e agilizam o investimento recorrente em um bem durável, que pode ser de grande utilidade para o sucesso do seu negócio, por exemplo.
Uso do crédito flexível
Uma característica que merece destaque é a flexibilidade no uso do crédito após a contemplação. Nessa modalidade de crédito, você tem liberdade para escolher onde, quando e o que comprar, desde que a categoria do bem desejado esteja dentro do contratado.
A escolha do consórcio ideal para você
Antes de entrar em um consórcio, é preciso fazer uma escolha compatível com o seu orçamento e com a sua demanda de compra. Veja as nossas dicas sobre isso a seguir.
Fique de olho nos prazos e no orçamento disponível
O prazo que você está disposto a aguardar para obter seu bem é um critério importante a ser considerado. Além disso, é necessário observar o valor das parcelas e as políticas da administradora do consórcio, pois cada uma atua de um jeito.
Procure por uma administradora autorizada
O consórcio é um processo longo e, por isso, o relacionamento entre as partes (administradora e consorciado) deve ser claro, objetivo e seguro. Para que tudo corra bem, pesquise sobre a reputação da empresa. Procure pelo nome da marca no site da Associação Brasileia de Administradoras de Consórcios (ABAC) para saber se ela está devidamente legalizada.
A tradição mercadológica, a capacidade de oferecer serviços de qualidade e prestar um bom atendimento são fatores-chave para fazer a melhor escolha.
Leia muito bem o contrato
As cláusulas do contrato devem ser conferidas e todas as dúvidas devem ser tiradas com o representante da administradora. Também é necessário saber como a carta de crédito pode ser utilizada para adquirir o bem desejado.
E então, aprendeu como escolher o melhor consórcio com base em seu perfil? Uma sugestão é a Randon, que é especialista em consórcios de veículos leves e pesados e máquinas e equipamento agrícolas. Venha fazer parte de um de nossos grupos para realizar seus planos de aquisição de bens, fugir de juros bancários, assumir prazos e parcelas que cabem no seu bolso e contar com o apoio da nossa equipe de suporte.
Gostou do conteúdo? Então aproveite e confira nosso infográfico para tirar todas as dúvidas sobre como o consórcio funciona!