Como comprar caminhão pelo FINAME? Guia prático!

Como comprar caminhão pelo FINAME? Saber sobre esse financiamento do BNDES vai ajudar seu negócio a trocar a frota e crescer mais. Confira!
  • Atualizado em 23 de agosto de 2024
  • Publicado em 23 de agosto de 2024
  • como comprar caminhao

As transportadoras que desejam crescer, mantendo a eficiência e competitividade do negócio, precisam investir em veículos novos. Porém, sem planejar as finanças, é difícil renovar a frota e não onerar o fluxo de caixa. Logo, entender como comprar caminhão pelo FINAME é uma opção para expandir o empreendimento, sem perder o controle econômico.

Quem trabalha no setor de transporte de carga sabe que comprar um caminhão moderno e zero-quilômetro custa caro. Para muitas empresas, é inviável adquirir um modelo novo sem o auxílio do financiamento de uma instituição bancária.

Portanto, essa é a melhor alternativa para os donos de negócios que querem ampliar a organização de forma planejada e a longo prazo. Afinal, a linha de crédito do BNDES permite pagar pelo veículo, com parcelas fixas mensais, que cabem no bolso.

Apesar de a renovação de caminhões ser vital para as companhias se desenvolverem mais, sabemos que não é uma decisão fácil de tomar, gerando dúvidas nos gestores.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona o FINAME para caminhões e qual banco trabalha com esse tipo de financiamento.

Continue lendo para descobrir como comprar caminhão pelo FINAME.

O que é o FINAME? Entenda o conceito!

O FINAME é o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de máquinas e equipamentos industriais novos, de fabricação nacional e credenciados pelo órgão do Governo Federal.

De modo geral, essa linha de crédito é voltada para a compra de bens de capital. Sendo assim, transportadores autônomos também podem fazer o financiamento de caminhão por este fundo.

Criado em 1964 pelo Decreto nº 55.275, o FINAME apresenta algumas modalidades disponíveis no mercado. Confira!

FINAME Aquisição e Comercialização

Este tipo de financiamento possibilita que as empresas adquiram e comercializem máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas.

FINAME Materiais Industrializados

Essa linha de crédito permite que organizações de todos os portes comprem bens industrializados, de fabricação nacional, a serem empregados na atividade econômica do cliente, exceto alimentos, bebidas, combustíveis, lubrificantes e itens sujeitos de serem credenciados no BNDES.

FINAME Baixo Carbono

Este financiamento é dedicado à compra e comercialização de sistemas de geração de energia solar e eólica e aquecedores solares.

Além disso, financia ônibus e caminhões elétricos, híbridos e movidos 100% com biocombustível e máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Agora que você já sabe o que é o FINAME, no próximo tópico, entenderá como funciona esse financiamento de caminhão. Continue a leitura!

Como funciona o FINAME para caminhões?

Como já comentamos, o FINAME é um programa de financiamento do BNDES direcionado à compra de máquinas, caminhões novos produzidos no Brasil e outros bens, por empresas nacionais e estrangeiras, desde que estejam situadas no país.

Para saber como comprar caminhão pelo FINAME, é preciso entender como esse financiamento atua na prática.

Listamos abaixo as etapas necessárias para você saber como funciona o FINAME para caminhões. Acompanhe!

1- Escolha a máquina ou equipamento

O primeiro passo é escolher o modelo de caminhão que deseja adquirir e verificar se ele consta no catálogo de equipamentos financiados pelo FINAME.

Para facilitar a escolha do caminhão, leia também: Compra de caminhões - entenda o que deve ser observado!

2- Estabeleça um agente financeiro

Nesta segunda etapa, é preciso definir um agente financeiro credenciado pelo BNDES, podendo ser bancos de desenvolvimento ou comerciais, agências de fomento, cooperativas de crédito e outros.

Esses agentes são instituições financeiras, como o Banco Randon, autorizadas a repassar os recursos do órgão do governo para quem deseja comprar um veículo novo para a empresa, por exemplo.

Após estabelecer o banco, você deve solicitar o financiamento de caminhão.

3- Análise da solicitação e situação financeira da empresa

Neste passo, a instituição bancária que você escolheu analisa a solicitação de financiamento e a situação financeira da sua organização.

Com a aprovação da operação, o pedido de financiamento será encaminhado para o BNDES.

Vale lembrar que o agente financeiro também irá informar os documentos necessários para dar entrada no financiamento e negociar as garantias. Confira os principais:

  • documentos pessoais dos sócios: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;
  • documentos da empresa: CNPJ, cópia do contrato social e balanço patrimonial;
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • informações sobre o patrimônio da organização;
  • dados de contabilidade;
  • documentos do caminhão: certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), notas fiscais de compra e venda e laudo de vistoria.

4- Avaliação da solicitação pelo BNDES

Após a validação da instituição financeira, o BNDES também analisa a solicitação de financiamento e a documentação indicada acima.

Se todas as exigências forem cumpridas pelo empreendimento, o órgão do governo autoriza o pedido de financiamento de caminhão.

5- Autorização da entrega do caminhão ao comprador

Uma vez aprovado o financiamento, o agente financeiro repassa o valor liberado pelo BNDES ao fabricante do veículo, mediante apresentação de nota fiscal, autorizando-o a entregar o caminhão novo financiado ao comprador.

A partir deste momento, a instituição bancária ficará responsável pelo recebimento das parcelas mensais pagas pelo comprador do veículo até que a dívida seja quitada.

Qual banco trabalha com FINAME?

Chegou a hora de saber qual banco trabalha com FINAME. Para oferecer financiamento para as empresas comprarem veículos novos fabricados no Brasil e renovarem a frota, é preciso que a instituição financeira seja credenciada pelo BNDES.

Esse é um requisito obrigatório exigido pelo órgão do Governo Federal, que o Banco Randon atende.

A solução de financiamento que oferecemos aos clientes apresenta vários benefícios. Veja a seguir:

  • financiamento com opções de taxas de juros pré e pós-fixadas;
  • linha de longo prazo, com carência e até 60 meses para pagar;
  • sem incidência de IOF;
  • financiamento de até 100% do bem;
  • sem a necessidade de abertura de conta corrente.

Apesar de todas essas vantagens que seu negócio pode usufruir, antes de contratar um agente financeiro, como o Banco Randon, para ajudá-lo a definir como comprar caminhão pelo FINAME, é fundamental que sua empresa tenha um planejamento financeiro e saiba controlar o fluxo de caixa.

Afinal, é preciso ter em mente quanto seu empreendimento terá disponível em caixa para pagar, com segurança, pelas parcelas mensais do financiamento depois do BNDES aprovar.

Leia também: Veja 4 dicas de planejamento financeiro para autônomos!

Saber como comprar caminhão pelo FINAME vale a pena!

Ao longo deste artigo, você aprendeu como comprar caminhão pelo FINAME para que sua empresa possa crescer ainda mais.

Apesar de ser uma decisão que precisa ser tomada baseada no planejamento financeiro da organização, ficou claro que ter o suporte de uma instituição bancária é indispensável para dar entrada no programa de financiamento do BNDES, o FINAME.

E o Banco Randon tem opções de financiamentos sob medida para as suas necessidades.

O sonho de trocar sua frota de caminhões pode ser realizado com nosso suporte, taxas atrativas e prazos flexíveis, que vão contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

Para saber mais detalhes sobre o FINAME pelo Banco Randon, fale com nossa equipe de atendimento.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Comprar caminhão usado: vantagens + 6 dicas para escolher
como comprar caminhao

Comprar caminhão usado: vantagens + 6 dicas para escolher