Caminhão VUC: veja características, vantagens e onde usar

Você sabe o que é um caminhão VUC e quais são as suas principais características? Não? Então veja este post e confira!
  • Atualizado em 6 de julho de 2022
  • Publicado em 6 de julho de 2022
  • Espaço da Transportadora

Você sabe o que é caminhão VLC (Veículo Leve de Carga), ou caminhão VUC? No Brasil, o transporte de cargas é feito, majoritariamente, por caminhões, sendo que o modal terrestre é a principal forma de fazer o deslocamento de mercadorias por território nacional.

Por isso, conhecer os modelos de caminhões é tão importante, especialmente porque cada tipo de carga conta com uma especificidade: algumas precisam de refrigeração, outras são frágeis, entre outros quesitos. Nesse sentido, o caminhão VUC é um dos mais usados para realizar esse tipo de serviço.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir o que é, de fato, um caminhão VUC, quais são as suas vantagens e em quais situações é indicado usá-lo, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!

O que é o caminhão VUC?

O caminhão VUC, sigla para Veículo Urbano de Carga, é um termo que é utilizado para uma categoria de caminhões semi-leves e que são aptos para realizarem entregas urbanas, inclusive em cidades mais movimentadas. Como são caminhões de pequeno porte, esses modelos são bastante versáteis no que diz respeito a entregas.

Esse modelo foi criado em 1995, como um modelo de caminhão de menor porte, visando servir de alternativa para o transporte de mercadorias nos locais com restrição. Eles foram regulamentados pelo Decreto Municipal nº 37.185 de 20 de novembro de 1997.

Em determinadas localidades, como na cidade de São Paulo, há um esquema de rodízio em que os caminhões pesados apenas podem circular em horários determinados. Assim, o caminhão VUC é uma solução para esse empecilho, pois, como são menores, eles podem rodar mesmo nos períodos de proibição de veículos pesados.

No entanto, para que isso seja possível, o veículo VUC precisa seguir determinadas características que são estipuladas pelas portarias de secretarias municipais de transportes. Em São Paulo, por exemplo, as especificações da Portaria nº031/16 são as seguintes:

  • Comprimento de até 6,30 metros (em São Paulo, o máximo permitido é de 7,20 metros);
  • Capacidade média de carga de 3,50 toneladas;
  • Largura máxima de 2,20 metros.

Como os VUCs fazem parte da lista de exceções do rodízio municipal, isso quer dizer que o caminhão VUC pode operar todos os dias, sem se limitar a restrições de horário.

Quais são as suas principais características?

Como vimos, o caminhão VUC é um tipo de veículo indicado para transportes realizados em centros urbanos. Por isso, entre as suas características estão a capacidade de suportar por volta de 3 toneladas. Além disso, por determinação do DENATRAN, ele deve ter 2 eixos simples.

O VUC é regulamentado pelo Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas, da mesma maneira que os demais veículos de pequeno porte. É muito comum que em algumas cidades, para que seja possível fazer operações de transporte de cargas irrestritas, o caminhão leve do tipo VUC precise de algumas autorizações especiais.

Se no documento do veículo a descrição for “caminhão”, costuma ser preciso obter uma autorização. Já se a definição for “caminhonete”, é possível andar nas áreas restritas mesmo sem ter um documento especial.

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte é responsável pela emissão desse documento, chamado Autorização Especial de Trânsito para Caminhões (AETC). Ele é concedido apenas depois de uma vistoria técnica que analisa se as medidas do caminhão VUC estão dentro da regulamentação.

Também é necessário prestar atenção à necessidade do uso da placa vermelha. Para aqueles que usam o VUC para fazer entregas de suas próprias mercadorias e, portanto, não cobram frete, há como realizar o transporte usando a placa comum. No entanto, quem faz entregas para outras empresas, ou seja, é um prestador de serviços que gera nota fiscal dessa atividade, precisa da placa vermelha para circular.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite na categoria B (a mesma que é usada para dirigir carros de passeio), que o condutor dirija veículos com peso bruto total máximo de 3.500 kg.

Dentro do segmento de VUCs, existem modelos que são feitos especialmente para atender a essa demanda de transporte mais leve. Nesse caso, todos os condutores com categoria B e EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, podem trabalhar dirigindo o utilitário.

No entanto, nos casos em que o modelo contar com o peso bruto total (PBT) maior do que 3.500 kg, será preciso uma CNH categoria C para conduzi-lo. Por isso, é importante fazer um comparativo entre caminhões leves para escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades.

Mais um ponto positivo da categoria de VUCs com PBT de até 3.500 kg é que esse tipo de veículo paga a tarifa de pedágio básica para veículos, ou seja, a mesma de um automóvel de passeio.

Quais são as vantagens do caminhão VUC?

Como vimos nos tópicos anteriores, uma das maiores vantagens dos caminhões VUC é a possibilidade de andar nas cidades sem precisar se enquadrar no esquema de rodízio. No entanto, esse não é o seu único benefício, como você pode ver a seguir com mais detalhes.

Apropriado para as cidades grandes

Como se trata de um caminhão pequeno, o VUC apresenta facilidade para realizar curvas sem atrapalhar o trânsito, é possível estacioná-lo sem tomar tanto espaço e, ainda, esse veículo passa com mais facilidade pelas vias.

Mais um bom motivo para o caminhão VUC ser uma excelente alternativa para rodar nas cidades, é que ele gera menos prejuízos ao asfalto das ruas e avenidas, uma vez que se trata de um veículo que é menor e mais leve. Além disso, o fato de ele contar com eixos atrás e na frente também auxilia na melhor distribuição do peso da carga.

Pouco poluente

O meio ambiente é um tema que está em alta e não é para menos, afinal, ele exige a atenção de todos para a preservação. Nesse sentido, os VUCs contam com um mecanismo limitador de emissão de poluentes.

Além disso, esses veículos também costumam ser úteis para a economia de combustível, já que, em razão do seu tamanho reduzido e do peso leve, eles costumam consumir menos diesel. Esse fator, por si só, já significa uma redução na poluição prevista para o frete, além de um menor gasto com abastecimento.

Boa capacidade de torque

O torque, ou seja, a capacidade de força de um motor, auxilia no arranque do veículo e na sua capacidade de carregar peso. Com o caminhão VUC costuma contar com bastante torque, ele é capaz de sair da inércia de maneira ágil.

Esse quesito costuma ser muito relevante nas cidades grandes e para a circulação nas avenidas, por exemplo, em que é necessário ter rapidez para sair quando o semáforo abre e não interromper o trânsito.

Quais são as desvantagens do caminhão VUC?

No que diz respeito às desvantagens, elas costumam ser muito menores do que as vantagens desse tipo de veículo, como você pode notar nos próximos tópicos.

Baixa velocidade máxima

Ao contrário do que ocorre com alguns outros caminhões, o VUC não é capaz de atingir altas velocidades. No entanto, essa é, na realidade, uma medida de segurança útil para trajetos no perímetro urbano.

Uma forma de passar por cima dessa desvantagem é optar por usar esse veículo em trajetos nas grandes cidades. Dessa maneira, é possível fazer mais rotas em um mesmo dia e, consequentemente, otimizar a agenda de fretes.

Baixa capacidade de carga

Entre os modelos de veículos que costumam ser utilizados para fazer entregas, o VUC apresenta uma das menores capacidades de carga, tanto em termos de peso quanto em volume ocupado, justamente por conta do seu tamanho reduzido. Por essa razão, a sua atuação acaba limitada a fretes de pequenos objetos.

Em quais locais ele pode ser utilizado?

Como o caminhão de carga leve pode andar nos grandes municípios mesmo nos horários em que os caminhões contam com restrições. Além disso, eles não precisam seguir o esquema de rodízio (se contarem com a placa vermelha) e, ainda, são fáceis de manobrar.

Por essa razão, esse tipo de veículo é ideal e, inclusive, são os mais indicados para fazer entregas em cidades de todos os portes, desde os pequenos municípios até as grandes metrópoles.

Agora que você já conhece o caminhão VUC e sabe do que se trata, bem como quais são as suas características, vantagens e os locais em que ele deve ser usado, você deve ter notado que se trata de uma alternativa muito versátil para a realização de entregas, não é mesmo?

Por isso, se você deseja trabalhar nesse ramo, não deixe de considerar a compra desse tipo de veículo, sendo uma boa alternativa para a aquisição são os consórcios, já que não há a incidência de juros.

Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre veículos, continue a visita em nosso blog e veja agora mesmo quais são os principais modelos de caminhões econômicos para optar pelo ideal!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Tudo sobre CTe globalizado: o que é, regras e quem pode emitir
domain
Espaço da Transportadora

Tudo sobre CTe globalizado: o que é, regras e quem pode emitir

Como melhorar a gestão de frota? Eleve a produtividade e reduza custos
domain
Espaço da Transportadora

Como melhorar a gestão de frota? Eleve a produtividade e reduza custos

Saiba o que é RFI e como ele ajuda a contratar os melhores fornecedores
domain
Espaço da Transportadora

Saiba o que é RFI e como ele ajuda a contratar os melhores fornecedores