Pulverizador agrícola: como funciona e custo-benefício do equipamento

Em busca do pulverizador agrícola ideal? Conheça os principais tipos e suas características!
  • Atualizado em 7 de abril de 2022
  • Publicado em 7 de abril de 2022
  • Vida no Campo

A melhora da rentabilidade do produtor rural está ligada à qualidade das ferramentas e máquinas de trabalho que ele utiliza. Afinal, otimizar a produtividade depende da aquisição de equipamentos novos e modernos, que também geram menos gastos com manutenção. Por essas razões, você precisa encontrar o pulverizador agrícola ideal.

Ao escolher o melhor pulverizador, você evita prejuízos decorrentes da utilização inadequada de inseticidas, por exemplo. Por sinal, o controle da dosagem desse tipo de produto é um problema constante manifestado por muitos produtores.

Estamos aqui para ajudar a resolver essa questão. Continue com a gente, a seguir, e conheça os pulverizadores mais eficientes do mercado!

O que é um pulverizador agrícola?

A função dessa máquina consiste em transformar um líquido em pequenas gotículas, o que resulta na pulverização. A técnica serve para qualquer tipo de líquido aplicado à lavoura, como nutrientes, fertilizantes e agroquímicos.

Quando realizada com o equipamento adequado, a distribuição do produto selecionado sobre a área é feita de maneira uniforme e com o volume apropriado. O resultado final é a melhora da absorção das moléculas dos produtos pelas plantações. Consequentemente, aumenta o nível de proteção da lavoura, o que ajuda a evitar prejuízos decorrentes das ações de pragas.

Como ele funciona?

Embora a tecnologia empregada em cada modelo varie de acordo com o fabricante, o funcionamento de um pulverizador agrícola depende, de modo geral, de certo conjunto de elementos. Assim, todos eles vêm com um tanque, que cumpre a função de armazenar o insumo a ser utilizado.

Para evitar que a parte mais concentrada do líquido se deposite no fundo do tanque, o pulverizador conta com um mecanismo que mantém o insumo em constante movimento. Somam-se a isso a presença de uma bomba, que impulsiona e pressuriza o líquido, e de mangueiras, usadas para puxar o líquido do tanque até os bicos pulverizadores.

Importante notar que uma das partes essenciais desse sistema são os filtros. Eles garantem que o fluxo do insumo se mantenha contínuo, ou seja, sem obstruções, geralmente, provocadas pelo acúmulo de sujeira.

Quais modelos são os mais eficientes do mercado?

Investir em máquinas agrícolas e em novos equipamentos é essencial para melhorar a qualidade da produção e, assim, conquistar mais clientes. Para chegar lá, entretanto, é preciso conhecer as diferenças entre os modelos de cada máquina ou acessório.

Vale ressaltar que o rápido avanço da tecnologia no campo proporciona a chegada ao mercado de ferramentas e maquinários com um número cada vez maior de recursos. Um ótimo exemplo são os sensores e os dispositivos de GPS.

Abaixo, destacamos as características dos principais pulverizadores agrícolas do mercado.

Pulverizador acoplado

Engatado ao sistema hidráulico, esse modelo é o pulverizador agrícola para trator. Ele costuma oferecer tanques com até 800 litros de capacidade. Estruturalmente, é embutido em hastes dobráveis, que se estendem no momento da aplicação dos produtos sobre o plantio.

Trata-se de um tipo de pulverizador desenvolvido para abranger áreas de cultivo consideráveis. No mais, seu uso é recomendável para regiões que contenham declives delicados ou que sejam preferencialmente planas.

Pulverizador de arrasto

Indicado para a pulverização de grandes regiões, esse modelo vem com tanques que suportam até 4 mil litros. Na prática, temos uma barra transversal que abriga diversos bicos de pulverização. A abrangência total está atrelada, claro, à própria extensão da barra.

Trata-se de um equipamento com várias versões disponíveis. Entre outros detalhes, isso significa que os bicos, os sistemas de agitação e os dispositivos de filtragem podem mudar de um modelo para outro.

Pulverizador automotriz

Também conhecido como pulverizador autopropelido, esse modelo não necessita de um trator. Na verdade, o equipamento acompanha, inclusive, uma cabine destinada ao operador. Em termos de volume de insumos, o limite de tanque costuma chegar a 4,5 mil litros.

Justamente por essa autonomia, você tem em mãos uma máquina muito mais ágil do que o trator — geralmente, mais pesado, por mais moderno que ele seja. Desse modo, não só é possível finalizar o processo de aplicação mais rapidamente, como o desempenho tende a ser mais satisfatório.

Esses equipamentos são projetados para favorecer a chamada agricultura de precisão, caracterizada pela adoção de recursos tecnológicos de ponta. Isso quer dizer que você encontra tipos de pulverizadores agrícolas com computador de bordo e GPS. O funcionamento é regido por softwares ou sistemas feitos para providenciar os mais variados ajustes.

A partir de alguns comandos, é possível, por exemplo, posicionar os bicos de pulverização em diferentes ângulos. Outra vantagem consiste no controle mais preciso da quantidade de produto utilizado, algo fundamental para evitar desperdícios, além de ajudar a otimizar a produção.

Como o pulverizador agrícola pode ser usado?

O pulverizador agrícola cumpre as funções de proteger a área cultivada das ações de diferentes pragas. No entanto, sua utilidade não para por aí. Na verdade, o dispositivo é indispensável devido à realização de, pelo menos, outro papel.

Isso porque o equipamento também é utilizado para suprir a carga de nutrientes e fertilizantes de cada cultivo. Dessa maneira, você assegura que o plantio se desenvolva da forma esperada ao longo do ano ou de um período sazonal.

Observe que a escolha do pulverizador adequado faz com que suas plantações recebam os insumos agrícolas sob medida. Esse detalhe faz toda a diferença, já que o excesso ou a insuficiência dos produtos tende a deixar a lavoura vulnerável.

Como escolher o melhor pulverizador para sua lavoura?

A escolha do modelo ideal depende da análise de alguns fatores vinculados a sua lavoura. Basicamente, você deve ficar de olho na capacidade do tanque, algo que está ligado a outros dois aspectos importantes: o tipo de cultura e a dimensão da região de área de plantio.

De forma resumida, essas são as principais informações que você precisa saber antes de ir em busca do seu pulverizador agrícola ideal. Observe cada um dos pontos que mencionamos para acertar na escolha da máquina de pulverizar. Ele será decisivo para diminuir os gastos e aumentar sua capacidade produtiva.

Por falar nisso, aproveite para aprender a reduzir o custo operacional do seu negócio de maneira prática!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +
agriculture
Vida no Campo

Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +

Como plantar soja? Conheça 5 etapas + vantagens e desvantagens
agriculture
Vida no Campo

Como plantar soja? Conheça 5 etapas + vantagens e desvantagens

Seguro agrícola: o que é, como funciona, quanto custa e como contratar um
agriculture
Vida no Campo

Seguro agrícola: o que é, como funciona, quanto custa e como contratar um