Pneu careca: guia completo com riscos e o que fazer

Caminhão com pneu careca é uma condição crítica para as operações de carga e descarga de mercadorias. Conheça os riscos e o que fazer para contornar esse problema.
  • Atualizado em 3 de abril de 2023
  • Publicado em 3 de abril de 2023
  • Caminhoneiro

O objetivo de todo caminhoneiro é fazer entregas dentro do prazo e com segurança. Uma maneira de obter esse resultado é por meio da realização de revisões periódicas, principalmente no procedimento que envolve a identificação do pneu careca.

Mesmo sabendo dessa importância, muitos motoristas ainda não sabem qual é o momento ideal para trocar os pneus de caminhão. Afinal, se a substituição não for realizada no momento certo, fica difícil descartar problemas durante os trajetos.

Em alguns momentos, as viagens podem resultar em ocorrências sérias, como acidentes ou paradas repentinas por conta de estouros nos pneus.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo com os riscos de transitar com pneu careca e o que fazer para evitar que isso aconteça. Confira!

O que é um pneu careca?

O pneu fica "careca" quando as ranhuras e os sulcos que deveriam fazer parte da superfície da borracha não existem mais. No entanto, outras variações que ocorrem nesse componente também são prejudiciais, como bolhas, deformações e fissuras.

Quando os pneus estão literalmente lisos, tal condição compromete a estabilidade do caminhão na estrada. A falta de aderência com o solo faz com que os comandos da direção fiquem prejudicados e as derrapagens aconteçam com mais frequência.

Além dos riscos relacionados à segurança do motorista e do veículo, não podemos esquecer que pneus carecas prejudicam outras etapas relacionadas à operação de transporte, como riscos às mercadorias, atrasos nas entregas e insatisfação com os clientes.

Quais são os perigos do pneu careca?

Pneus com superfícies desgastadas geram diversos problemas. Conheça os mais evidentes, a seguir!

Acidente de trânsito

Acidente de trânsito é o principal risco causado pela negligência da saúde dos pneus. Ao perder o contato adequado com o asfalto, o caminhão apresenta dificuldade na hora de fazer manobras e frenagens emergenciais.

Quanto mais os pneus se desgastam, mais aumentam os riscos durante as viagens, como estouros da câmara de ar e rompimentos de camadas de borracha. Tais ocorrências são muito comuns e fazem parte da maioria dos acidentes relacionados ao mau estado dos pneus.

Derrapagem e atolamento

Os sulcos presentes na superfície dos pneus existem para criar tração no solo e ajudar na hora de conduzir o caminhão, garantindo estabilidade. Quando a superfície desses componentes está careca, uma simples frenagem pode levar a uma derrapagem ou capotamento.

Tal risco é ainda maior quando é necessário transitar em estradas rurais não pavimentadas, pois os sedimentos do solo terroso prejudicam o atrito com a borracha, aumentando as chances de atolamento.

Aquaplanagem

Aquaplanagem é um fenômeno comum nos trajetos e acontece quando uma fina camada de água se forma entre o solo e os pneus. Assim, as ranhuras devem estar presentes na superfície da borracha para expulsar a água, para que o caminhão continue estável durante a corrida.

Se o pneu estiver liso, a água não é expelida com eficiência e o veículo desliza pela pista, tornando a direção perigosa. Ocorrências dessa natureza são ainda piores em velocidades acima de 70 km/h.

Desalinhamento

Quando é possível sentir o caminhão pendendo para um dos lados, significa que ele está desalinhado. Esse também é um indício de pneus carecas, porque a suspensão fica comprometida.

Para descobrir se o veículo está nessa condição, passe por uma estrada plana e veja se ele sai da linha reta. Observe também o esforço para manter o caminhão nessa posição.

Qual é a infração para o pneu careca?

Em geral, durante a fiscalização de trânsito, o primeiro ponto avaliado é o estado dos pneus.

A legislação não apresenta uma regra específica em relação à circulação de caminhões com pneus desgastados. Contudo, transitar com pneus carecas é considerado negligência do motorista — uma infração grave, que gera multa e punição de cinco pontos na CNH.

Como saber se o pneu está bom?

O desgaste dos pneus é detectado por meio de revisões de rotina. Tal procedimento é essencial e precisa fazer parte do dia a dia do caminhoneiro.

Por serem componentes que fazem contato permanente com o solo, é comum que fiquem degradados com o tempo, pois eles suportam todo o peso e a estrutura do caminhão enquanto correm.

No primeiro nível de desgaste, em que as ranhuras apresentam profundidade visível e tolerável, você pode continuar viajando normalmente. Contudo, conforme os sinais se tornam mais evidentes, não deixe de realizar uma inspeção mais detalhada.

Os pneus não podem ter sulcos com medidas abaixo de 1,6 milímetro. Quando esse parâmetro de desgaste é atingido, o pneu de caminhão é considerado careca. Além disso, alta quilometragem, tempo de uso, inchaço, bolhas e furos também são condições que devem ser consideradas.

O que fazer com o pneu careca?

A única alternativa para pneus carecas é a troca imediata do conjunto, pois a borracha desgastada pode causar diversos prejuízos para o veículo e para a operação de transporte.

Logo, é preciso escolher uma marca boa e confiável para garantir o funcionamento correto e seguro do caminhão nas estradas.

Considere os seguintes fatores nesse momento:

  • tipo do pneu;
  • carga transportada;
  • originalidade;
  • eficiência;
  • adequação em relação ao veículo;
  • serviços prestados.

São muitas as opções no mercado. Portanto, priorize o custo-benefício antes de investir no conjunto ideal. Pneus de boa qualidade são mais duráveis e conservam outras áreas do caminhão. Pense nisso!

Falando em durabilidade, alguns fatores afetam diretamente esse parâmetro, como:

  • tipo de rota percorrida com frequência;
  • calibragem adequada dos pneus;
  • clima enfrentado com recorrência;
  • peso total das mercadorias transportadas.

Ao ter essas referências alinhadas, fica mais simples gerenciar o desgaste dos pneus, pois torna-se possível encontrar soluções para lidar com tais condições.

Por fim, assim como ocorre em outras modalidades de transporte, o rodízio de pneus é extremamente benéfico para caminhões. Tal prática nivela o desgaste entre todo o conjunto e melhora sua vida útil.

Dessa forma, em vez de ter alguns pneus excessivamente gastos, você fará um uso equilibrado de todos eles. Para isso, procure um profissional capacitado para realizar o procedimento e providenciar o alinhamento e balanceamento logo em seguida.

Pneu careca é uma condição de alerta para o motorista, pois é um componente de grande importância para a locomoção adequada e segura do veículo. Ao cuidar de todo o conjunto com eficiência, você mantém a sua rotina de faturamento com caminhão por meio de fretes e outros serviços.

Um caminhão emite diversos sinais que apontam sua necessidade de troca. Confira este conteúdo e fique por dentro de todos os detalhes!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Tipos e as capacidades de carga de caminhões: conheça e escolha o seu!
local_shipping
Caminhoneiro

Tipos e as capacidades de carga de caminhões: conheça e escolha o seu!

Como saber a capacidade de carga de um caminhão? Veja como calcular!
local_shipping
Caminhoneiro

Como saber a capacidade de carga de um caminhão? Veja como calcular!

Como comprar o primeiro caminhão e fazer a escolha certa? Aprenda!
local_shipping
Caminhoneiro

Como comprar o primeiro caminhão e fazer a escolha certa? Aprenda!