Conheça os principais modelos de caminhões econômicos!

Os caminhões econômicos contribuem para a redução do consumo de combustível! Mas como escolher o modelo ideal? Confira detalhes neste post.
  • Atualizado em 3 de dezembro de 2021
  • Publicado em 23 de junho de 2021
  • Planejamento Financeiro

Os principais motivos que aumentam o consumo de combustível dos caminhões são a condução inadequada do motorista, o excesso de carga, que demanda mais esforço, condições ruins dos pneus e o tráfego congestionado. Além desses fatores, existem vários caminhões econômicos, que contribuem para a redução do consumo de combustível e rodam pelas estradas e rodovias pelo Brasil afora.

Como consequência, fica mais fácil diminuir os custos decorrentes do transporte e economizar. Mas como escolher o modelo ideal?

Quer saber como fazer um bom investimento e reduzir os riscos de prejuízos? Neste post, você vai conhecer os modelos de caminhões mais econômicos existentes no mercado. Confira!

DAF XF 105

O novo DAF XF105 chegou no mercado brasileiro em 2020 e já é um sucesso. O fabricante garante um motor 14% mais econômico do que os veículos tradicionais.

Como consequência, há uma significativa economia de combustível. Isso é possível graças a alguns elementos, como o novo motor Paccar MX 13, a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, controle preditivo de cruzeiro, novas relações de eixos e assistente de performance do condutor.

Volvo FH 540

O caminhão Volvo FH 540 tem alguns elementos que atuam possibilitando o consumo menor de combustível. Uma dessas ferramentas é o I-See, que consiste em um leitor de estrada que permite uma direção mais econômica, além do driver coaching, que recomenda a melhor maneira de dirigir — consiste em um mecanismo de segurança ativa.

Esse modelo é o mais famoso e potente da linha FH da Volvo. O veículo conta com um motor Volvo D13 de 13 litros, com potência de 540 cv, de 1.450 a 1.900 rpm, e torque de 265 mkgf, de 1.050 a 1.450 rotações por minuto.

Volvo FH 460

Esse modelo de caminhão é da mesma família do citado acima e, tal como ele, é um veículo com ótimo custo-benefício. Classificado como modelo pesado, está no mercado há mais de 20 anos.

Ele é bastante conhecido, justamente, pelo seu ótimo desempenho. O veículo também conta com uma série de mecanismos tecnológicos, entre eles, frenagens de emergência, garantindo maior segurança na condução.

O Volvo FH 460 tem motor D13C de 12,8 litros, com 460 cv, entre 1.400 e 1.900 rpm, e torque de 235 mkgf. Ele opera muito bem com a transmissão I-Shigt de 12 velocidades, permitindo que você viaje com segurança e economia.

Scania R500

O caminhão Scania R500 tem alta potência e consumo de combustível reduzido. Seu motor tem capacidade de 13 litros e consome cerca de 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados, com uma velocidade média de 80 km/h.

Nesse sentido, levando em consideração a rodagem nas estradas e rodovias do país, que costuma apresentar quilometragem média de 150.000 por ano, a estimativa é de economia de 600 litros de diesel no período.

Ele entrou no mercado, justamente, para trazer um modelo atrativo e econômico, valendo a pena o investimento em um modelo que tem um valor um pouco maior de mercado.

Scania R450

O modelo Scania R450 é a versão mais versátil do Scania R500. Esse caminhão conta com uma tecnologia nova, conhecida como XPI, que permite uma injeção de combustível de modo preciso, reduzindo o risco de vazamentos e desperdícios, além de possibilitar um motor mais eficiente e econômico.

A caixa de transmissão do tipo Opticruise apresenta o sistema lay shaft brake, de freio de eixos, que permite uma troca de marcha mais ágil, influenciando o melhor desempenho da pressão do turbo. Como consequência, há uma economia significativa de combustível.

Volkswagen 24.280

Um dos queridinhos da marca, o Volkswagen 24.280 é um dos mais vendidos nesse mercado. Ele tem um sistema variável de troca de marchas, que auxilia a trazer maior conforto na condução. Outras tecnologias que ajudam, também, nessa função é o sensor de inclinação e assistente de partida em rampa. Muito bom, não é mesmo?

Outro ponto que o torna bem atrativo é o sensor de manobra. Com ele, é possível economizar ainda mais nos gastos com combustível, podendo alcançar até 3% de redução no consumo.

Sua versão atual tem câmbio automatizado de dez marchas, fornecido pela Eaton. O motor é o MAN D8 36, com 280 cv de potência, de 6,9 litros e seis cilindros. Além disso, como dispensa o uso de Arla 32, tende a consumir menos combustível.

Volkswagen 9.170

Outro modelo da montadora alemã, tem um ótimo custo-benefício para os motoristas. Altamente econômico, feito com materiais leves, que permitem reduzir o peso da máquina em até 10%. Consequentemente, o consumo de combustível fica menor e há menor desgaste sobre pneus e amortecedores.

É considerado o mais econômico da categoria e, por isso, é um dos mais vendidos, também. Tem motor Cummins ISF de 3,8 litros, 165 cv de potência, além de tecnologia SCR. A transmissão manual ESO-6106 gera uma potência favorável para melhor desempenho, com menos consumo.

Volkswagen 11.180

Esse modelo de caminhão está enquadrado na categoria dos médios. Isso é bom, pois como ele é mais leve, tende a consumir menos combustível. Além disso, é produzido com materiais que garantem mais sustentabilidade.

Ele é uma opção interessante para quem vai realizar entregas em ambiente urbano, por ter um menor porte e, portanto, tem menor capacidade de transporte. Dentro da categoria, é um dos que apresenta melhor desempenho.

Além de trazermos os principais modelos, é importante que você conheça dicas essenciais para deixar o caminhão ainda mais econômico. Algumas delas são:

  • faça as manutenções preventivas em dia;
  • evite excesso de peso, o que pode sobrecarregar as peças e gerar maior consumo de combustível;
  • tente acelerar e frear suavemente;
  • mantenha velocidades mais baixas;
  • não utilize a chamada "banguela", optando pelo freio motor;
  • escolha postos de combustível confiáveis, que utilizem material puro.

Os caminhões econômicos proporcionam mais autonomia e menos consumo de combustível por quilômetro percorrido. De um modo geral, os veículos novos e mais modernos são melhores e gastam menos que os demais. De qualquer forma, é importante analisar vários fatores já mencionados. Afinal, trata-se de um alto investimento, que requer atenção para fazer a escolha certa e evitar prejuízos.

Precisa aumentar a frota? Aprenda como conseguir os melhores preços de caminhões, agora mesmo!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
O que é resiliência financeira? 6 dicas para desenvolvê-la!
monetization_on
Planejamento Financeiro

O que é resiliência financeira? 6 dicas para desenvolvê-la!

O que é economia doméstica? Saiba sua importância + dicas
monetization_on
Planejamento Financeiro

O que é economia doméstica? Saiba sua importância + dicas

Como fazer um orçamento pessoal para viver com tranquilidade
monetization_on
Planejamento Financeiro

Como fazer um orçamento pessoal para viver com tranquilidade